Kit para situações de emergência

Desastres ou situações de anormalidade podem ocorrer a qualquer momento, sem nenhum tipo de aviso. Por isto, é importante montar e manter um kit para situações de emergências, contendo os seguintes itens:

dica-2

– Água. Pode ser armazenada em garrafas pet vazias, porém é preciso tomar cuidado ao guardá-las, pois deve ser em um local abrigado de luz e calor. Garrafas pet quando submetidas ao calor liberam substâncias que podem fazer mal à saúde. Para que a água possa ficar mais tempo armazenada, pode-se utilizar hipoclorito de sódio (duas gotas para cada litro de água). O hipoclorito de sódio elimina e impede a proliferação de bactérias. Guarde quanta água puder (é indicado reservar 5L por pessoa por dia). Coloque etiquetas nas garrafas indicando a data em que foi envasada, e de tempos em tempos substitua a água das garrafas que estão mais velhas. Adquira água mineral para consumo e use a água reservada no pet para outras finalidades como higiene pessoal e limpeza.

– Armazene alimentos enlatados ou em caixas longa vida, como: sardinha, atum, feijão, seleta de legumes, carne, leite em pó e pó para fazer sucos. Também podem ser reservados biscoitos e guloseimas para oferecer às crianças. É importante monitorar os prazos de validade destes alimentos.

– Rádio AM a pilhas.

– Pacote de velas.

– Meios para obtenção de fogo (fósforo ou isqueiro).

– Lanternas.

– Pilhas extras para reposição no rádio e lanterna.

– Apito que possa ser utilizado para solicitar auxílio, caso sua residência fique isolada.

– Abridor de latas.

– Fita adesiva de alta resistência.

– Brinquedos e outras atividades que possam ser utilizadas com finalidade de distrair as crianças.

– Armazenar todos os itens em um só local para que possam ser facilmente carregados em caso de necessidade de evacuação.

Outras dicas de proteção para situações de desastre, você encontra em http://guiadeautoprotecao.areafria.com.br.

Fonte: Guia de Autoproteção para Desastres e Situações de Anormalidade, autor Paulo Almeida. / Revista Emergência.

Compartilhe: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit Email

Deixe uma resposta

Você pode usar as tags:: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>